quinta-feira, 6 de junho de 2013

Mais uma grande mulher: "Glória Perez"


pelas benefícios e carinhos dos seus trabalhos na Tv e seu empenho do combate à impunidade

Glória Maria Ferrante Perez (Rio Branco, 25 de setembro de 1948) é uma autora de telenovelas, séries e minisséries brasileira. Suas novelas mais famosas são O Clone, América e Caminho das Índias. Esta última, por sinal, venceu o Emmy em 2009 na categoria de Melhor Telenovela. Ela também foi a autora principal da premiada minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes. aNascida em 1948, em Rio Branco, no Acre, o início de sua carreira se deu em 1983, quando foi colaboradora de Janete Clair, em Eu Prometo. Mas antes, a autora já tinha escrito um episódio para a série Malu Mulher, em 1979, que nunca chegou a ser gravado. Esse script chegou 'as mãos de Janete, que se interessou pelo seu trabalho e a chamou para ser colaboradora de sua próxima (e também última) novela. Janete, com problemas de saúde, escreve até o capítulo 60. Com o falecimento da autora titular, Glória cumpre a promessa e leva a história até o fim, com supervisão de texto de Dias Gomes. No ano seguinte, assina com Aguinaldo Silva a novela Partido Alto, primeira novela como autores-titulares de ambos. Em 1987 escreve a polêmica novela Carmem, na extinta Rede Manchete. A novela conseguiu altos índices de audiência, chegando a superar a Rede Globo. Devido ao sucesso, a autora voltou 'a sua antiga emissora para escrever a minissérie Desejo, com grande êxito.

No mesmo ano, vai ao ar a novela Barriga de Aluguel. A trama conseguiu grande sucesso causando o esticamento da novela, que terminou com 243 capítulos, uma das maiores novelas em número de capítulos. Em 1992, Glória lançou De Corpo e Alma, marcada pelo assassinato de sua filha, a atriz Daniela Perez, pelo colega de cena Guilherme de Pádua. Ela sofreu muito e foi até ao fim, buscando justiça pela morte da filha, mas acusados pegaram poucos anos de prisão. Glória teve três filhos, um vivo e dois falecidos: Daniela, que foi assassinada aos 22 anos, Rafael e Rodrigo, que é advogado e já lhe deu dois netos. Em 1995, Glória leva ao ar Explode Coração. Em 1998, escreve a minissérie Hilda Furacão, protagonizada por Ana Paula Arósio, Danton Mello e Rodrigo Santoro, baseada no romance de Roberto Drummond (vivido por Danton Mello na minissérie). No mesmo ano, Glória escreve episódios para a série Mulher. No fim de 1998 assina o remake de Pecado Capital, baseado na novela original de Janete Clair. Em 2001/2002 escreve O Clone. A novela, dirigida por Jayme Monjardim e com uma parte da trilha sonora assinada pelo músico Marcus Viana, teve duas trilhas sonoras complementares lançadas: uma inteiramente de samba e a outra de música árabe. Em 2003, Glória criou o seriado A Diarista, que foi ao ar no mesmo ano como especial de fim de ano. Com o sucesso, entrou para a grade em Abril de 2004, desta vez escrito por Aloísio de Abreu e Bruno Mazzeo. Glória em palestra.Em 2005, escreveu América. Com a saída do diretor Jayme Monjardim, a novela passou por uma reforma: o tema de abertura foi trocado, as trilhas sonoras nacional e internacional foram relançadas separadamente e os rumos dos protagonistas foram alterados. Mesmo com as polêmicas, a novela alcançou grande sucesso, chegando a registrar picos diários de 80% de share no IBOPE.

Em 2007, lançou a minissérie Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, que mostrou a história do Acre e seus povos e revelou como o local se tornou território brasileiro através da luta de sua gente.

Em 2009, em meio a um tratamento de quimioterapia contra um linfoma, Glória lançou sua mais recente telenovela, Caminho das Índias, que teve como temática a cultura indiana. Com grandes índices de audiência a novela chegou à média de 55 pontos em seu último capítulo. Recentemente, a trama recebeu o prêmio Emmy (a maior premiação da televisão), na categoria de Melhor Novela. Foi considerada pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vinda ESCREVA e faça valer a sua opinião.